26-01-2011 - Um estudo recente da GfK Retail and Technology revela que mais de 7% de todos os terminais vendidos na Europa durante o ano passado foram adquiridos através da Internet, o que representa um crescimento acima de 10% comparativamente a 2009.
Tal verifica-se tanto ao nível das marcas como dos produtos, embora pareça existir maior propensão para a compra online de smartphones, que apresentam uma taxa de venda de cerca de um em cada cinco telefones móveis vendidos. Relativamente aos canais de distribuição presentes na Internet, 2010 trouxe poucas mudanças.
Neste sentido os canais especializados em telecomunicações arrecadaram 70% das vendas online, enquanto as lojas de electrónica de consumo foram responsáveis por 17% e os distribuidores não-especializados ficaram com 12% do negócio gerado.
A importância crescente dos anúncios prévios ao lançamento de produtos e a sofisticação dos hábitos de compra dos consumidores, justificam, segundo a GfK, o aumento da procura pela Internet.
"De há uns anos para cá, a Internet transformou-se numa fonte primordial para a compra de bens tecnológicos e continuará a ter uma influência significativa nas vendas de telefones de gama média e alta", considera Aaron Rattue, director de marketing de telecomunicações da GfK.
Fonte: ACEPI
http://www.comercioelectronico.pt/